Por quê consumir orgânicos?

Por quê consumir orgânicos?

Será que realmente vale a pena investir em uma alimentação orgânica ou os alimentos convencionais ainda são o melhor custo benefício? E um chá funcional orgânico, faz diferença?

Essa ainda é uma dúvida recorrente naquele momento da feira semanal ou da ida aos supermercados, por isso reunimos algumas informações bem relevantes para te ajudar a decidir, conforme as suas preferências e possibilidades. 

Bem, para começo de conversa, os alimentos orgânicos geralmente têm mais nutrientes benéficos, como vitaminas e fitoquímicos de ação antioxidante, em relação aos alimentos cultivados convencionalmente. Além disso, as pessoas com alergias e estômagos sensíveis percebem a diferença quase de imediato, quando passam a consumir orgânicos. Isso porque diminuem o consumo de componentes químicos, conservantes e pesticidas utilizados no cultivo convencional. 

Outro aspecto importante é que a agricultura orgânica costuma ter um sistema de cultivo mais ecológico e responsável com o meio ambiente.  As práticas de agricultura orgânica podem reduzir a poluição, conservar a água, reduzir a erosão do solo, aumentar a fertilidade da terra e até usar menos energia. 

Mas essas práticas vão além de uma alimentação vegetariana. Os animais criados organicamente não recebem antibióticos e hormônios de crescimento. Isso reduz o risco de doenças, tanto para os animais criados, como para os consumidores finais. Além disso, os animais criados organicamente tendem a ter mais espaço para se mover e acesso ao ar livre, o que ajuda a mantê-los saudáveis.

Há outro aspecto que gostaríamos de citar, que poucas pessoas levam em conta. Alimentos orgânicos são isentos de organismos geneticamente modificados (OGM). Os OGM são organismos com o DNA alterado artificialmente para serem resistentes a pesticidas e ainda não se sabe ao certo quais são os reais impactos à nossa saúde. 

Sabemos que a escolha de uma alimentação saudável e orgânica ainda é um privilégio, mas acreditamos que quanto mais fortalecermos a agricultura familiar e orgânica mais acessível ela estará para todos!

Voltar para o blog

Deixe um comentário